Quantcast
Channel: CubaGames » Jogabilidade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Jogabilidade XV – Conclusão

$
0
0

Todas as virtudes e vícios eu escrevi baseando-se apenas nas minhas percepções do que é um bom jogo. Eu não consigo gostar de GTA e Metal Gear Solid, por exemplo, apesar de eu reconhecer que ambos são grandes  jogos. Assim como existem grandes filmes, mas cansativos para assistir. Como o objetivo de um jogo é principalmente divertir, não vejo o porquê de tamanha ambição para fazer simuladores que se pareçam cada vez mais com a realidade.

De realista, basta a própria vida.

A série Super Mario é considerada por mim uma das melhores no balanço das Virtudes e Vícios. Super Mario nunca teve problemas de design porque a ação do jogo manteve-se simples, sempre. Quando um elemento novo entra na série, ele complementa a jogabilidade, e não a dispersa. Foi o caso das rotas alternativas de Mario Bros. 3; fases secretas de Super Mario World; mundo 3D e missões diferentes para obter as estrelas do Mario 64; o jato de água do Sunshine; e agora o controle do Wii com mundos esféricos de Galaxy. Ele não se tornou mais complexo com o passar dos anos, apenas mais divertido e tecnologicamente renovado.

Para encerrar a série, eu digo o seguinte: se for desenvolver, comprar ou avaliar um jogo, desconfie das obviedades, como a idéia de que jogos bons são aqueles gigantescos, cheios de missões, cheios de comandos. Os grandes clássicos são todos simples no conceito e profundos na jogabilidade.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images